terça-feira, 2 de junho de 2009

Water -> Desert (?)


Essa semana, que nem bem começou, houve uma polémica na minha sala de aula: "Fim da água no Planeta".
O professor que estava em módulo naquele instante era o de Geografia e ele diz que acredita que a água não vai acabar.
Concordando totalmente com o dito, venho fazer esse post.
Considerando-se que 3/4 do nosso planeta é ÁGUA e somente 1/4 é terra, podemos chegar a conclusão de que temos muita água.
O fato é o seguinte: há, sim, riscos de algum dia a água acabar, mas segundo relatos de uma fonte segura, isso só aconteceria daqui a alguns milhões de anos. Certamente estaremos aqui para presenciar tal acontecimento.
Além dos grandes oceanos, temos a segurança de termo inúmeros lençóis freáticos que estão sob nossos pés. Isso nos dá garantia de um futuro bem aquoso.
Aos fatos científicos: primeiramente devemos ter em mente a relação de que o Planeta é composto de 3/4 de água, e só agua. Um dos fatores que alimentam nossos rios, lagos, locais de onde aproveitamos de agua potável e não salgada é a chuva.
Se recordarmos o ciclo da água veremos que, em primeiro lugar há a evaporação. E isso, esteja certo caro leitor, é o suficiente para acabar com esse tópico.
Com grande parte do mundo sendo feito de água, há uma enorme evaporação de água oceânica. Depois da evaporação, a água condensada desloca-se para o continente com grande massa. Essa massa condensada (vulgo nuvem) precipita e então a chuva que alimenta nossos rios etc.
Há possibilidade, caro leitor, dos oceanos secarem?
- Sim, realmente há. Só que daqui a milhões de anos, nada mais.
Sem contar os recursos tecnológicos suficientes para desalinizar a agua dos oceanos.
Espero-lhe, caro leitor, no meu próximo post.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns ao autor por colocar este tema tão polêmico e preocupante em seu blog. Que nosso planeta é constituido de 3/4 de água e que dificilmente acabará, talvez não seja esta a questão. Acredito que a preocupação seja com água doce e potável. O sistema de evaporaçao + chuvas não é garantia de água 100% pura. As chuvas em atmosfera poluida, tornam-se ácidas (ácido carbonico e ácido sulfurico), isso quando não "capturam" metais pesados como o chumbo. Os rios apenas canalizam estas águas que, infelizmente, aumentam o grau de poluição a medida que passam por onde há concentraçao humana sem tratamento adequado aos seus detritos. O pior é que podem atingir, assim, os tais lençois freáticos, e poluir nossa pouca reserva de água doce. Já a desalinização é um processo caro. Aproximadamente 8 mil reais por cada 500 litros/h, e ainda não seria ideal para consumo humano. Além do rejeito gerado por este processo (poluente?)a água é salobra e podem causar sérios problemas de saúde, como pressão arterial alta e pedras nos rins. Portanto, vale aquela velha premissa: Sabendo usar, não vai faltar. É mais fácil preservar do que remediar.

Deeh =] disse...

Em resposta,
Sim, certamente AINDA é um processo caro a desalinização, porém devo discordar com uma observação sua: a alguns dias estava assistindo um documentário no Discovery Channel que tinha exatamente o mesmo assunto. A agua desalinizada nao apresenta sequer partículas minúsculas em sua composição. Há também outro recurso que é o de tratamento intenso da agua de esgoto, parece repugnante, mas a agua sai mais limpa do que a que consumimos diariamente.
Concordo, novamente, que há riscos de chuva ácida poluindo nossos rios; mas minha visão é futura, em todos os assuntos retratados no post e certamente haverá uma forma de tratar tal poluição da agua fluvial e pluvial.